quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Por que não contratar uma arquiteta

Tínhamos 2 objetivos em mente quando  decidimos contratar esse tipo de profissional:
  1. Supervisionar a obra, isto é, tomar conta dos pedreiros.
  2. Ajudar no projeto de iluminação

Qual será o problema?
Minha sogra disse que nossos santos não bateram, eu acho que o problema é outro: temos gostos completamente diferentes e maneiras distintas de pensar. 

Reuniões intermináveis
Para definir o projeto, cada reunião demorava pelo menos 4 horas. Nunca contratem profissionais que falem muito. Contratem pessoas objetivas (será que existe um ser denominado arquiteto objetivo?)

Odeio prateleiras!
Uma coisa que eu deixei bem claro é que eu não gostava de prateleiras. O primeiro projeto que ela me faz é tudo com prateleiras. Eu fiz ela transformar tudo em armários.

Um cano de gás na lavanderia!
O projeto da lavandeira é um desastre. Ela quis fazer uma moldura de mármore na máquina de lavar. Ela "só" não percebeu que tem um cano de gás ali e que a tomada ia ficar do lado de cima.

A vistoria
Bom, levamos a arquiteta para ajudar na vistoria do apartamento. A experiência foi terrível! Ela implicava com cada coisa! Implicavam por coisas que elas já sabiam que iam ser retiradas. Faziam uma lista enorme de coisas para consertar e a construtora acaba não se concentrando nos problemas realmente importantes. Ficávamos horas e horas. Depois de 3 vistorias, finalmente ela deu a benção.

Escolha do piso
Já tínhamos ido algumas vezes na telha norte para dar uma olhada nos pisos. Confesso que ficamos um pouco perdidos diante de tantas marcas e modelos.
Numas das primeiras reuniões tínhamos falado que queria uma cor creme na sala e um cinza na cozinha. Mandei um e-mail para as arquitetas pedindo para que ela indicasse uma marca. Ela não me respondeu. O que eu queria é que ela me falasse a marca e iríamos lá e escolheríamos dentro dos modelos daquela marca.

Ela, por livre e espontânea vontade, foi em algumas lojas da Gabriel para fazer uma pré-seleção de pisos cremes e cinza. Já tínhamos em mente o que queríamos, não tinha a necessidade dela fazer isso. Mas a verdade é que ela queria os 8% pelo serviço.
Fomos em quase todas as lojas que ela nos indicou, e nenhuma delas nos agradou. Ela pressionou pressionou dizendo que tínhamos que comprar o piso para ontem.
Acabamos comprando na Telha Norte mesmo e não foi em nenhuma das lojas que ela indicou.
Um outro detalhe, ela disse que o piso era para ontem. Até hoje o piso não foi colocado e fim de semana passamos na Telha Norte e o piso estava 10% mais barato!!!

Por que não forraram ao chão antes?
A construtora colocou os pisos no banheiro e resolvemos mantê-los. Depois de começar as obras eu fui visitar o apartamento. O que eu vejo: o banheiro cheio de sujeira da reforma. A arquiteta vivia repetindo que o que riscava o porcelanato era justamente isso e ela simplesmente ignorou. O meu namorado teve que ir lá e cobrir o chão com uma lona. Depois de um tempo ela mandou cobrir o piso da varanda. Mas por que ela não fez isso antes de começar a sujeira?

Erro de planejamento
Antes de começar a obra, ela veio com uma planilha querendo mostrar organização. Que desastre!
  • O gesseiro não podia terminar o serviço porque o ar condicionado não tinha sido instalado. 
  • O pintor forrou o chão inteiro para não sujar o piso, porém, vão ter que tirar tudo porque o rodapé precisa ser instalado antes.

O cliente não gosta da cor branca
O meu namorado não gosta da cor branca. Por que raios ela quis que fizéssemos todos os móveis brancos. Quando fomos definir as cores dos móveis, não levamos as arquitetas para podermos fazer tudo do nosso jeito.

Mudança de fachada
A arquiteta fez todo projeto de iluminação na varanda. Na reunião de condomínio descobrimos que isso caracteriza mudança de fachada. Acho que como arquiteta, o mínimo que ela podia fazer é alertar sobre isso. Resultado: tivemos que desfazer tudo. O dinheiro não é dela mesmo...

O arquiteto só tem um problema: ele não escuta
No quarto do casal queríamos colocar um abajur que não ocupasse espaço no criado-mudo. Eu preciso de espaço no criado para colocar meus óculos, meus remédios, meu celular e outras coisinhas mais. Explicamos para ela que não lemos na cama e usamos o abajur apenas para não deixar no breu e poder andar no quarto enquanto o outro dorme. Ela tinha escolhido um baita de uma arandela trambolho horrível. Bom, fomos sem ela para escolher um que era do nosso agrado e o meu namorado quis pedir a benção dela e mandou uma foto para ela ver. Ela disse: mas vocês não vão conseguir ler. Que parte do "não lemos na cama" ela não entendeu? Depois levamos o arandela no apartamento para ver a altura que ia ficar e ela olhou o objeto e disse novamente: Mas vocês não vão conseguir ler. Que parte do "não lemos na cama" ela não entendeu?

Um comentário:

  1. De fato eles não escutam. Se bem que acho que o problema não é esse. Eles até escutam, mas tem um grave problema de memória, a informação só fica retida por 15 segundos. Se eu estivesse escrevendo este comentário ontem depois de estar bem irritado com a falta de proteção das coisas no apartamento eu diria que era um problema de retardo mental. Mas hoje eu estou mais calmo.

    ResponderExcluir